sábado, 1 de outubro de 2016




CONFECÇÃO DE MATERIAL SOBRE O SISTEMA ENDÓCRINO 


            Nosso corpo possui vários sistemas envolvidos por órgãos que atuam para a realização das funções vitais do organismo, um deles é o chamado sistema endócrino, este é formado por glândulas que realizam atividades vitais como a tireoide, hipófise, glândulas sexuais, etc... Essas glândulas são responsáveis por produzirem os hormônios os quais possuem determinadas funções como: regulação do metabolismo, defesa do organismo, produção de gametas, desenvolvimento corporal, dentre outros.

             Depois de dada a aula teórica aos alunos, chegou a hora de saber como usar a interação entre os mesmos a favor da aprendizagem. Felizmente, estudos e pesquisas didáticas mostram que atividades, quando realizadas em grupos, trazem mais benefícios para o aprendizado de todos. Mas essa forma de ambientação da classe precisa ser pensada com antecedência para que os objetivos sejam efetivamente atingidos. Divididos de forma adequada e sob a supervisão da professora, os alunos aprendem na troca de pontos de vista, ganham espaço para criar e passam a testar hipóteses, refazer raciocínios e estabelecer correlações, para construir conhecimentos, dessa forma foi proposto aos alunos de oitavos anos, a confecção de materiais para facilitar o aprendizado. Através de materiais alternativos como cartolina, e.v.a, canudinho, tinta guache, velcro, botões, materiais recicláveis, puderam usar a criatividade para montagem de uma espécie de "quebra-cabeça" do sistema endócrino. 

           Foi feito o esboço do corpo humano em cartolina, e.v.a e com materiais da escolha dos alunos, foram montadas as glândulas e os órgãos próximos a elas para ajudar na fixação da localização, esses eram colocados no esboço do corpo como peças de um quebra cabeça, e em seguida, apresentadas para a turma. 

           De acordo com o site Nova Escola: “Segundo os especialistas, a interação em classe é importante porque é muito diferente para as crianças aprender com o professor (alguém mais velho, que domina os conteúdos) ou com os colegas (que têm a mesma idade e um nível de conhecimento mais próximo). Ao assumir uma postura mais ativa, o aluno não só aprende como também desenvolve valores sociais importantes: o respeito, a compreensão e a solidariedade, o saber ouvir e falar. Conviver, relacionar-se com o próximo e trabalhar em equipe são habilidades fundamentais para o mundo de hoje, dentro e fora da escola. E as atividades em grupo permitem ao estudante acolher o ponto de vista alheio. "Colocando-se no lugar do outro, o ser humano descobre que existem novos jeitos de lidar com o mundo", diz Silvia. "E é dessa maneira que avançamos no conhecimento."” 



Foto 1: Início da montagem do sistema endócrino.
 Fonte das imagens: Acervo pessoal dos alunos. 

Foto 2: Apresentação do trabalho em grupo. 
Fonte das imagens: Acervo pessoal dos alunos.

 Foto 3: Apresentação do trabalho em grupo.
 Fonte das imagens: Acervo pessoal dos alunos.

 Foto 4: Apresentação do trabalho em grupo.
 Fonte das imagens: Acervo pessoal dos alunos.

 Foto 5: Apresentação do trabalho em grupo. 
Fonte das imagens: Acervo pessoal dos alunos.

 Foto 6: Apresentação do trabalho em grupo.
 Fonte das imagens: Acervo pessoal dos alunos.

Foto 7: Apresentação do trabalho em grupo.
 Fonte das imagens: Acervo pessoal dos alunos.

  Foto 8: Trabalho concluído mostrando as glândulas do sistema endócrino.
 Fonte das imagens: Acervo pessoal dos alunos.
  Foto 9: Trabalho concluído mostrando as glândulas do sistema endócrino.
 Fonte das imagens: Acervo pessoal dos alunos.
  Foto 10: Trabalho concluído mostrando as glândulas do sistema endócrino.
 Fonte das imagens: Acervo pessoal dos alunos.
  Foto 11: Trabalho concluído mostrando as glândulas do sistema endócrino.
 Fonte das imagens: Acervo pessoal dos alunos.

Texto redigido por: Fernanda Fleck e Tatiane Ribeiro.
Publicado por: Fernanda Fleck.  





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